Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fui. Sou. Serei...

Pensamentos do (meu) mundo.

Fui. Sou. Serei...

Pensamentos do (meu) mundo.

09.Fev.18

Aki escreve-se assim

Não, não me estou a referir à loja AKI. É aki de «aqui» mesmo.

Ninguém irá ser apresentado a nenhuma novidade, mas já viram como hoje se escreve em mensagens por aí fora? É que eu até aceito as abreviações que se utilizam na escrita; aliás, foram mesmo desenvolvidas para esse feito, abreviar. Quando estamos com pressa ou por exemplo a caixa de texto apresenta limite de caracteres, lá aceito um ñ a expressar um não e palavras que lá dobramos muito atenciosamente como aquela nossa nova camisa.

Mas uma coisa é abreviar , outra é amarrotar a roupa toda e no final ter que se decifrar se aquilo é a dita camisa que iremos vestir no jantar importante de hoje à noite ou a camisola de dormir!

Bem, o que quero dizer não é das, por si só já irritantes, abreviações de todas as palavras. Como «mt» para muito, «ctg» para contigo (...) Para ser sincero não me vêm mais à cabeça. Enfim, vocês conhecem-nas.

O que me faz confusão é a não utilização de acentos e pontuação! É pá! Eu sei que não sou ninguém para falar sobre isso, já que erros de português e pontuação mal atribuída deve ser o meu maior defeito na escrita (ou seja, escrever em geral...), mas não o faço propositadamente nem regularmente! Tenho um pequeno gosto em apresentar uma coisa decente, as palavras com um português correto. Tento ser explicativo no meu ponto para não deixar quem está do outro lado perdido a tentar decifrar o que está escrito. (Que pensando bem no caso, se fosse como antigamente e o uso de cartas não estivesse ultrapassado pelas redes sociais, aí sim teriam que chamar algum especialista para decifrar a minha caligrafia! Oh, coisa horrorosa!)

Como as palavras já se revelam legíveis a todos, ‘’desenhadas’’ maquinalmente, não temos esse problema. Porque vieram com essa ideia de começar a escrever em códigos? Estão com receio de as vossas mensagens serem redirecionadas para alguma empresa secreta que vos está a espiar? «E que isto n tem jeito nenhum» Veem? É chato ou não é? É que isto não tem mesmo jeito nenhum!

Não sei porque se revela tão irritante para mim, mas já me deparei com mensagens (ou os famosos posts no facebook para o meu exemplo, já que é a única rede social que ‘’utilizo’’) em que ao encontrar, ou aperceber-me que a escrita está repleta de erros e/ou abreviações, simplesmente desistia. Quando são mensagens pessoais lá faço um esforço (nos dois sentidos - de compreensão e de ler daquela forma) porque, sendo muito sincero, não tenho muitos amigos e quando alguém me envia uma mensagem é de dar atenção...

E por falar deles, e não sei se algum estará a ler este texto (provavelmente se sim, já não me enviarão muitas mais...) mas não vos custa muito. Se estão com pressa, ou atrapalhados com alguma coisa, eu espero. Enviem lá uma coisinha decente. É que muitas vezes tenho que eu ir ver como se escreve tal palavra para não a apresentar com erros (ao nosso querido Google), para mostrar-vos um textinho todo «cutchi cuthci» e deparo-me na resposta com essa blasfémia à língua portuguesa!

 

Mas vá, lá no fundo no fundo, eu perdoo-vos. (É que sim, eu ainda quero ter amigos).